estimule suas ideias
como
fazemos
Para este projeto partimos do entendimento de que o processo criativo pode ser facilitado, estimulado e resgatado, ao se trabalhar com métodos da Caixa Transparentes (intuitivos), além de estimular os processo da Caixa Preta (racionais).
Nos estudos da Caixa Preta o caos é uma das características mais presentes no processo de criação, por isso entendemos a necessidade de valorizar o erro, como subsídio tanto para aprendizado do que se deve ou não fazer, como também como ferramenta para identificar possíveis caminhos de inovação. O uso de métodos da Caixa Transparente serve para organizar e maximizar o potencial de cada etapa.
Somada a experiência da Criação Publicitária e o Design com a Docência Universitária e os estudos empíricos e científicas da poética no fazer artístico, do cérebro a partir de estudos da psicologia e da neurociência, desenvolvemos um método que respeita a complexidade que envolve os fenômenos do processo criativo, que também contém características individuais como as idiossincrasias que cada um desenvolve.
cultura da
criatividade
Consideramos como fundamental:
I - A PRÁXIS DA CRIATIVIDADE
Que é uma habilidade para a nossa sobrevivência enquanto espécie, que nos ajuda nossa adaptação às intempéries, às mudanças radicais, em momentos de difíceis.
Visto que as mudanças imprevisíveis que já enfrentamos com a introdução das novas tecnologias no mercado de trabalho, cada vez mais globalizado, conectado e informatizado, nos levam para uma nova reviravolta na história da humanidade: a 4ª Revolução Industrial;
II - A URGÊNCIA DE APRENDER A REAPRENDER
Devido à existência de ambientes que inibem a criatividade, frutos de uma cultura que privilegiou o modelo fordista, que desmotivou a formação generalista.
Um modelo que fortaleceu a hierarquia e a cadeia de comando, diante da qual o questionar não é aceito nem estimulado, e qualquer atitude individual que proponha mudanças naquilo que "sempre foi assim" acaba sendo reprimida;
III - A NECESSIDADE DE UM NOVA CULTURA
Compreendemos que a CRIATIVIDADE não se desenvolve com a rapidez nem qualidade, se não estiver inserida em um ambiente que a estimule e possibilite seu fortalecimento. e isso exige que a cultura voltada para a criatividade seja desenvolvida no lugar dessa cultura que a inibe.
É preciso uma mudança gradual mas urgente na cultura fordista, ainda vigente, em prol do práxis criativa que estimula o pensar criativo, a inovação-criativa, tornando possível desenvolver uma Cultura da Criatividade (este link é direcionado para um artigo sobre o tema no website da UEL -Universidade Estadual de Londrina)